Os Nutracêuticos são suplementos alimentares que contêm maior concentração de um composto bioativo de alimento, sendo utilizados com a finalidade de melhorar a saúde do organismo.

Este termo vem da junção de “Nutrientes” e “Farmacêuticos”, pois os nutrientes são componentes dos alimentos essenciais para a saúde do corpo humano, como vitaminas, minerais, enzimas, gorduras boas, entre outros, e por apresentarem concentração maior de nutrientes do que aquelas obtidas nos alimentos, podem ser utilizados na prevenção e tratamento de doenças.

Alguns compostos presentes nos alimentos já possuem propriedades funcionais comprovadas pela literatura científica, tais como: os fitoesteróis, que auxiliam no controle do colesterol; as fibras prebióticas, como inulina e fruto-oligossacarídeos, que contribuem para a saúde intestinal; os flavonóides e vitamina C, que possuem propriedades antioxidantes, entre outros.

  • Referências

    1. Moraes F. P. e Colla L. M. Alimentos funcionais e nutracêuticos: definições, legislação e benefícios à saúde. Revista Eletrônica de Farmácia 2006;3(2):99-112.

    2. Cozzolino S. Nutracêuticos: o que significa? ABESO. 2012;55(5).

    3. Associação Nacional de Atenção aos Diabéticos. As diferenças entre alimentos funcionais e nutracêuticos. 2015.